O cenário fiscal brasileiro tem passado por transformações significativas, culminando na recente promulgação da reforma tributária. Esta reforma, que visa simplificar e modernizar o sistema tributário nacional, trouxe mudanças profundas, como a substituição de tributos complexos por novos impostos mais unificados e transparentes.

Rodar soluções fiscais dentro do próprio SAP ECC ou S4/HANA pode ser uma abordagem altamente eficaz e vantajosa para muitas empresas. No entanto, é importante reconhecer que existem alguns mitos que circulam sobre essa prática. Aqui estão alguns desses mitos:

_

Mito 1: É mais caro implementar soluções fiscais dentro do SAP.

Realidade: Os custos para implementar soluções fiscais dentro do SAP hoje são equivalentes aos custos de soluções externas (sistemas on-premise instalados dentro da própria empresa ou em nuvem – cloud). Além de resultar em economias significativas, uma vez que elimina a necessidade de interfaces de integrações complexas e custos contínuos de infraestrutura e manutenção de sistemas externos. Outro ponto é a automação e a eficiência proporcionadas pela solução fiscal dentro do SAP que podem reduzir custos operacionais.

 

Mito 2: É mais complexo implementar soluções fiscais no SAP.

Realidade: Implementar soluções fiscais no SAP pode parecer complexo, mas na realidade, a implementação permite que os processos fiscais sejam executados de forma mais harmoniosa, transparente e eficiente. Os dados fiscais são compartilhados em tempo real com outros módulos do SAP, eliminando erros de entrada manual, mitigando erros de digitação, garantindo a conformidade fiscal, os novos impostos da Reforma Tributária e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

Mito 3: Soluções fiscais externas são mais flexíveis e tem mais performance.

Realidade: Embora soluções fiscais externas possam oferecer flexibilidade em alguns aspectos, como personalização e performance, as soluções dentro do SAP ECC e S4/HANA também são altamente configuráveis. Além disso, a SAP conta com a sua infraestrutura de banco de dados própria, HANA, que trabalha com uma estrutura colunar in-memory que executa funções analíticas avançadas e transações de alta velocidade em um único sistema, acabando com mitos sobre performance.

 

Mito 4: Não é possível atender a todas as necessidades fiscais internamente no SAP.

Realidade: O SAP oferece uma ampla gama de funcionalidades fiscais e continua aprimorando suas soluções para atender às necessidades fiscais em constante evolução em todo o mundo. A maioria das empresas pode alcançar a conformidade fiscal adequada utilizando as capacidades internas do próprio SAP, e com uma solução fiscal adequada a personalização pode ser aplicada para atender a requisitos específicos de localização Brasil (sabido os novos impostos da reforma tributária promulgada), com parceiros de soluções fiscais, como o TaxOrion.

 

Mito 5: É mais arriscado depender das soluções fiscais internas do SAP.

Realidade: Contar com soluções fiscais internas do SAP pode ser menos arriscado do que depender de sistemas externos, que podem estar sujeitos a falhas de integração (interface), problemas de compatibilidade de versões do SAP e atualizações não coordenadas. O SAP tem um histórico sólido de segurança, governança do próprio ERP e a linguagem de programação utilizada pelo ERP SAP.

Conclusão

A implementação de soluções fiscais dentro do próprio SAP ECC ou S4/HANA pode ser uma escolha excelente e estratégica para muitas empresas. Isso pode proporcionar eficiência, conformidade fiscal, LGPD e economia de custos, eliminando muitos dos desafios associados à integração (interface) de sistemas fiscais externos e performance. No entanto, a decisão de adotar essa abordagem deve ser baseada nas necessidades específicas da empresa e em uma avaliação cuidadosa dos custos e benefícios envolvidos.

Conheça a arquitetura da solução fiscal TaxOrion para SAP ECC S/4HANA On-Premise ou Rise com SAP:

Clique aqui e agende uma reunião com nosso time de especialistas.